Estrutura empresarial no SAP
A estrutura empresarial SAP é uma estrutura organizacional que representa uma empresa no sistema SAP R/3. Ela consiste em algumas unidades organizacionais que, por razões legais ou por outras razões ou propósitos comerciais específicos, são agrupadas. Unidades organizacionais incluem entidades legais da empresa, escritórios de vendas, centros de lucro, etc. Unidades organizacionais lidam com funções comerciais específicas. Unidades organizacionais podem ser atribuídas a um único módulo (como uma organização de vendas atribuída ao módulo Vendas e Distribuição (SD) ou a vários módulos (como uma planta atribuída ao módulo Gerenciamento de Materiais (MM) e Planejamento de Produção (PP)).
Estrutura empresarial do SAP MM e outros módulos
A estrutura empresarial define vários níveis em uma organização. Esses níveis são colocados de acordo com alguma hierarquia. Cada nível tem alguma funcionalidade específica associada a ele, que de forma combinada descreve o funcionamento de uma organização. A estrutura empresarial também define várias unidades organizacionais que estão presentes em uma empresa.
A estrutura organizacional no FICO consiste nos seguintes níveis organizacionais:
· Cliente
· Código da companhia
· Plano de Contas
· Área de Controle de Crédito
· Centro de lucro
A Estrutura Organizacional no MM consiste nos seguintes Níveis Organizacionais:
· Plantar
· Local de armazenamento
· Organização de compras
· Grupo de compras
A Estrutura Organizacional em GP consiste nos seguintes Níveis Organizacionais:
· Planta de Planejamento
· Planta de Planejamento de Manutenção
A Estrutura Organizacional em SD consiste nos seguintes Níveis Organizacionais:
· Organização de vendas
· Canal de distribuição
· Divisão
· Área de vendas
· Entregando Planta
· Escritório de vendas
· Grupo de vendas
· Ponto de embarque
· Vendedores
A Estrutura Organizacional em HCM (RH) consiste nos seguintes Níveis Organizacionais:
· Área de Pessoal
· Subárea de Pessoal
· Grupo de funcionários Funcionário
· Subgrupo etc.
A explicação fundamental de Unidades Organizacionais Diferentes é a seguinte
Cliente:
O Cliente é uma Unidade Organizacional comercial no Sistema R/3. De acordo com a hierarquia, o Cliente está no nível mais alto no sistema SAP. Os dados são mantidos no nível do cliente e são válidos para todos os níveis da organização. De uma perspectiva empresarial, o cliente forma um grupo corporativo.
Exemplos de dados específicos do Cliente incluem:
· Dados mestre do usuário - como parâmetros, autorização e grupos de usuários
· Personalização de dados, como unidades organizacionais, atribuições e tipos de documentos
· Dados de aplicação - como dados de transações comerciais e dados mestres de materiais
· Um cliente recebe uma chave exclusiva de três caracteres.
Empresa:
Uma empresa é uma unidade organizacional em Contabilidade que representa uma organização empresarial de acordo com os requisitos da lei comercial em um determinado país.
Dados de exemplo:
Sl. No. Descrição da empresa 01 BICL BICL Group of Companies Código da empresa:
O Código da Empresa é a Unidade Organizacional de Contabilidade Financeira para a qual um conjunto completo e independente de contas pode ser elaborado para fins de relatórios externos. Isso inclui o registro de todas as transações relevantes e a geração de todos os documentos de suporte necessários para as demonstrações financeiras. Em cada nível do Código da Empresa, o Balanço Patrimonial e a Conta de Lucros e Perdas e todas as demonstrações financeiras (Demonstração do Fluxo de Caixa, Demonstração das Mudanças no Patrimônio Líquido, Demonstração da Posição Financeira, Notas relacionadas à Demonstração Financeira) podem ser gerados. As Declarações Exigidas para Relatórios Legais podem ser geradas/balanceadas no nível do Código da Empresa. Em cada nível de país, os Relatórios Financeiros precisam ser gerados; ao definir os códigos da empresa, os Códigos da Empresa específicos do país precisam ser gerados.
Exemplo de dados:
Sl. No. Código da empresa Descrição
01 7000 BICL Industries Ltd.
Área de controle de crédito:
A área de controle de crédito é uma unidade organizacional de contabilidade financeira para monitorar o limite de crédito para clientes. Esta unidade organizacional é um único código de empresa ou, se o controle de crédito for realizado em vários códigos de empresa, vários códigos de empresa. As informações de crédito podem ser disponibilizadas por cliente em uma área de controle de crédito.
Exemplo de dados:
Sl. No. Vendas Org. Controle de crédito Área Descrição
01 7000 7000 BICL Industries Ltd.
Plano de contas:
O plano de contas contém uma lista de contas do razão geral. Um esquema de classificação que consiste em um grupo de contas do razão geral (G/L). Um plano de contas fornece uma estrutura para o registro de valores para garantir uma renderização ordenada de dados contábeis. As contas do razão que ele contém são usadas por um ou mais códigos de empresa. Para cada conta do razão geral, o plano de contas contém o número da conta, o nome da conta e informações técnicas. Um plano de contas deve ser atribuído a cada código de empresa. Este plano de contas é o plano de contas operacional e é usado tanto na contabilidade financeira quanto na contabilidade de custos.
Plano de Contas "BICL" – Plano de Contas" deve ser definido para atender aos Requisitos do BICL
Dados de Exemplo:
Sl. No. Plano de Contas Descrição
01 BICL BICL Grupo de Empresas
Área de Controle
Áreas de Controle é uma unidade organizacional dentro de uma Organização. Áreas de Controle está sendo usada para representar um sistema fechado para fins de contabilidade de custos.
Áreas de Controle é usada para fins de relatórios internos. Vários Códigos de Empresa podem ser usados na mesma Área de Controle, para ter um Sistema de Custeio uniforme em vigor.
Todos os códigos de empresa na área de controle devem usar um Plano de Contas e Variante de Ano Fiscal. Área de Controle "7000- BICL - Hierarquia Padrão" deve ser usada para todos os Códigos de Empresa Código
de Unidade Organizacional Descrição
Área de controle 7000 BICL Industries Ltd.
Contabilidade do centro de lucro:
Na contabilidade do centro de lucro, uma hierarquia padrão é definida para conter todos os centros de lucro pertencentes a uma área de controle. A contabilidade do centro de lucro determina o lucro/prejuízo por centro de lucro. O centro de lucro difere de um centro de custo, pois os centros de custo representam apenas unidades dentro dos centros de lucro em que os custos surgem. Os centros de lucro são entidades responsáveis pelo equilíbrio de receitas e custos. A contabilidade do centro de lucro é um componente de contabilidade estatística. Ela pega dados de transações postados em outros componentes e os representa do ponto de vista do centro de lucro.
Dados de exemplo:
Código da empresa Planta Centro de lucro Descrição
7000 7000 7000 Escritório corporativo -BICL
7000 7010 7010 Planta de fabricação - BICL
Planta:
Uma planta é uma unidade organizacional dentro de uma empresa. Planta é uma unidade organizacional que estrutura a empresa a partir da área de produção, aquisição, distribuição e armazenamento de estoque.
Exemplo: Instalação de produção, Escritório comercial onde os movimentos de materiais são rastreados e as avaliações de estoque são monitoradas.
Uma planta pode ser um dos seguintes tipos de locais:
· Instalação de fabricação
· Centro de distribuição de armazém
· Escritório regional de vendas
· Sede da empresa
· Planta de Manutenção
Sl. No. Código da empresa Descrição da planta Localização da planta 01 7000 7010 BICL 1 Dhaka 02 7000 7020 BICL 2 Dhaka Locais de armazenamento: O local de armazenamento é um local onde o estoque é mantido fisicamente. Para monitorar o estoque do material, é necessário poder armazenar no sistema o local em que os materiais são mantidos. Você pode fazer isso usando o local de armazenamento. Um local de armazenamento tem os seguintes atributos:
· O inventário físico é realizado no nível do local de armazenamento
· Pode haver um ou mais locais de armazenamento dentro de uma planta
· Um local de armazenamento tem uma descrição e pelo menos um endereço
· É possível armazenar dados de materiais específicos para um local de armazenamento
· O estoque é gerenciado apenas com base na quantidade e não no valor no nível do local de armazenamento
· Os locais de armazenamento são sempre criados para uma planta
Exemplo de dados
Planta Armazenamento Loc. Código Descrição
7000 HO01 Sede
7010 GS01 Armazém Geral -1
7010 GS02 Armazém Geral - 2
7010 GS03 Armazém Geral-Logística
7020 OS01 Armazém Antigo - 1
7020 SD01 Galpão - 1
Organização de compras:
Uma unidade organizacional responsável por adquirir materiais ou serviços para uma ou mais plantas e por negociar condições gerais de compra com fornecedores. A organização de compras assume responsabilidade legal por todos os requisitos transnacionais de compra externa
· A organização de compras é responsável pelos requisitos de compras da empresa.
· Você pode incorporar compras na estrutura da empresa atribuindo a organização de compras a códigos de empresa e plantas. Isso significa que você pode determinar se as compras são organizadas centralmente ou descentralizadamente em sua empresa. Você pode ter uma combinação de ambos.
A organização de compras pode ser aplicável aos seguintes níveis.
Organização de compras específica da planta: em compras específicas da planta, uma organização de compras é responsável por adquirir materiais para apenas uma planta.
Organização de compras entre plantas: você pode configurar uma organização de compras entre plantas para cada código da empresa. Essa organização de compras adquire materiais e serviços para todas as plantas atribuídas ao código da empresa.
Organização de compras entre empresas: se você quiser organizar as compras em uma base entre empresas, não poderá atribuir um código da empresa à organização de compras no Customizing. Quando você cria uma ordem de compra, por exemplo, o sistema solicita que você insira o código da empresa para a qual deseja adquirir o material.
Dados de exemplo:
Empresa Organização de compras Descrição
7000 1000 Importar compra
7000 1010 Compra central
Grupo de compras:
a organização de compras é subdividida em grupos de compras (grupos de compradores), que são responsáveis pelas atividades de compra do dia a dia. Um grupo de compras também pode atuar para várias organizações de compras. Código
da Unidade Organizacional Descrição Compras 100 Matéria-prima - Local Compras 110 Matéria-prima - Importação Compras 120 Material de Embalagem - Local Organização de Vendas: A Organização de Vendas é uma unidade organizacional dentro da logística que estrutura a empresa de acordo com suas necessidades de vendas. Uma Organização de Vendas é responsável pela Venda e Distribuição de Bens e Serviços. Cada transação comercial é processada dentro de uma Organização de Vendas. A Organização de Vendas deve ser especificada em todos os Documentos SD Código da Empresa Código da Organização de Vendas Descrição 7000 7000 BICL Industries Ltd. Canal de Distribuição O canal de distribuição representa o canal através do qual materiais ou serviços vendáveis chegam aos clientes. Os canais de distribuição típicos incluem vendas no atacado, varejo e diretas. Dentro de uma organização de vendas, um cliente pode ser abastecido através de vários canais de distribuição Organização de Vendas Canal de Distribuição Descrição 7000 10 Revendedor/Distribuidor 7000 20 Divisão Corporativa/Institucional
Uma divisão pode ser definida como um grupo de produtos que pode ser composto por um amplo espectro de produtos. Essa entidade normalmente agrupa materiais e serviços vendáveis para fins de responsabilidade e análise.
Exemplo de dados
Sl. No. Divisão Descrição
01 00 Divisão comum
02 10 Cilindro de gás
03 20 Gerador de energia
Área de vendas
Uma área de vendas pode ser definida como uma combinação de organização de vendas, canal de distribuição e divisão para a qual cada transação é realizada. Exemplo: divisão do canal de distribuição
da organização de vendas 1000 10 10 1000 20 10 1000 30 10 Ponto de entrega/ponto de embarque Um ponto de embarque pode ser definido como um local físico (por exemplo, um depósito ou uma coleção de rampas de carga) de onde o item é enviado para entrega. Exemplo de dados Sl . No. Plant Shipping Point Shipping Point Desc Shipping Point Location 1 1000 1010 1010 ABC 1 Narayanganj 2 2000 2010 2010 ABC 2 Dhaka 3 3000 7010 7010 ABC 3 Gazipur Sales Office Aspectos geográficos das estruturas organizacionais em desenvolvimento de negócios e vendas são definidos usando escritórios de vendas. Um escritório de vendas pode ser visto como um escritório real ou talvez um território ou região. Os escritórios de vendas são atribuídos a áreas de vendas. Exemplo de dados Sl. Não. Descrição do escritório de vendas 01 1000 BICL Industries Ltd. Grupos de vendas Código do grupo de vendas Dhaka A01 – A99 B01 – B99 C01 – C99 D01 – D99 Chittagong F01 – F99 G01 – G99 H01 – H99 I01 – I99 Sylhet J01 – J99 K01 – K99 Rajshahi L01 – L99 M01 – M99
Diagrama de amostra da estrutura empresarial MM:
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