terça-feira, 5 de novembro de 2013

SPED FISCAL tabelas e tabelas

SPED FISCAL

 

São tantas tabelas né?

Tabela do código do país, sabe aquele 1058 do Brasil, então veja a tabela J_1BEFD_COUNTRY, no SAP.

 

Quer atualizar isso, veja a visão de atualização J_1BEFDV_COUNTRY

 

Putz, essa joça armazena algum log??? Tabela de log????  J_1BEFD_LOG

 

 

Agora a tabela do Siscomex, essa ai filhote, não existe! Lembra que no Siscomex o Brasil é 105 – Somente para Bloco 1 Registro 1100

 

Tenho visto erros no validor a cerca da Argentina (pudera ermanos) a Argentina possui código BACEN 639 e código País no Siscomex 63.

 

Assim no Bloco 1 a informação vai 63, demais blocos 639!

 

 

 

Tabelas internas que fazem referencia a tabelas externas do SPED FISCAL

 

Tabela 4.1.1 para o Campo 03 do registro E113

Buscar INTERVALO DE VALORES DO DOMÍNIO J_1BMODEL

Link: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-contribuicoes/download/Guia_Pratico_EFD_Contribuicoes-Versao_1.13-09.09.2013.pdf

 

Tabela 4.1.1 para o Campo 03 do Registro E240

Buscar INTERVALO DE VALORES DO DOMÍNIO J_1BMODEL

Link: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-contribuicoes/download/Guia_Pratico_EFD_Contribuicoes-Versao_1.13-09.09.2013.pdf

 

Tabela 4.3.2 para o Campo 03 do Registro E510

Situação tributaria do IPI - legislação do PIS COFINS – Buscar informação da tabela SAP IPI

Link: http://www.sped.fazenda.gov.br/spedtabelas/AppConsulta/publico/aspx/ConsultaTabelasExternas.aspx?CodSistema=SpedPisCofins

 

Tabela 4.5.4 para o Campo 04 do Registro E530

O código de ajuste da apuração IPI (valor informado no campo deve existir na Tabela de Ajustes da Apuração IPI, publicada pela RFB (Instrução Normativa RFB nº 932/2009, atualizada pela Instrução Normativa RFB nº 1009/2010).

Link: http://www.tax-contabilidade.com.br/guias/guiasIndex.php?idGuia=151, mesma Tabela IV do SPED PIS COFINS

Link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2010/in10092010.htm (anexo único)

 

Tabela 5.1.1 para o Campo 02 do Registro E111

Link: http://www.sped.fazenda.gov.br/spedtabelas/AppConsulta/publico/aspx/ConsultaTabelasExternas.aspx?CodSistema=SpedFiscal

 

Tabela 5.1.1 para o Campo 02 do Registro E220

Link: http://www.sped.fazenda.gov.br/spedtabelas/AppConsulta/publico/aspx/ConsultaTabelasExternas.aspx?CodSistema=SpedFiscal

 

Tabela 5.2 para o Campo 02 do Registro E115

Link: http://www.sped.fazenda.gov.br/spedtabelas/AppConsulta/publico/aspx/ConsultaTabelasExternas.aspx?CodSistema=SpedFiscal

 

Tabela 5.3 para o Campo

http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legislacao_tributaria/portarias/2009/port_saif001_2009.htm (SEFAZ MG)

 

Tabela 5.4 para o Campo 02 do Registro E116 (Ato Cotepe 09 de 2008)

Informar dentro do intervalo de valores para o campo 02 do Registro E116

 

Código Descrição
000 ICMS a recolher
001 ICMS da substituição tributária pelas entradas
002 ICMS da S.T pelas saídas para o Estado
003 Antecipação do diferencial de alíquotas do ICMS
004 Antecipação do ICMS da importação
005 Antecipação tributária
006 ICMS da alíq. adic. dos itens incluídos no Fundo de Combate à Pobreza
090 Outras obrigações do ICMS
999 ICMS da substituição tributária pelas saídas para outro Estado

Link: http://www.sefaz.se.gov.br/sped/legislacao/ato_copete_n_09_18-04-2008.pdf

 

Tabela 5.4 para o Campo 02 do Registro E250

Informar dentro do intervalo de valores para o campo 02 do Registro E250

Link: http://www.sefaz.se.gov.br/sped/legislacao/ato_copete_n_09_18-04-2008.pdf

 

Campo 12 do Registro 1100

Código do pais de destino da mercadoria tabela SISCOMEX registro exportação 1100 (Tabela Bacen) Banco Central do Brasil

Link: http://www.bcb.gov.br/?RED-TABELAPAISES

 

 

FINO!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

1904179 - Localization Brazil: How to Identify the correct component for Product Support.

 

Symptom

You want to raise a new message regarding Brazilian localization solution at SAP Product Support.



Environment

  • SAP GRC NFE 10.0.
  • Any localized Brazilian SAP product.



Resolution

The Idea here is provide tips to help to easily identify the right component you should raise a message at SAP.

  • Why is so important to identify the component correctly?

Because will reflects in the time used to provide the right answer by the right SAP especialist. As sooner as a message reaches the right component, the specialist will start working quickly on the message.
First, please take a look on the page below, written by a colleague, with general information about how to discover the component of an issue:

More about creating effective messages

Once you read the link above, now lets detail all the typical issue each localization Brazil component cover.

XX-CSC-BR

This component usually covers general issues regarding installation, Localization Brazil in general about covered processes, what is supported or note, etc.

As the localization Brazil team is locate physically close to each other, if the issue is a MM one, for example, and the message be routed to a FI consultant, a quick identification will be done and the correct component will be assigned, however this will take some time. For this reason, I recommend to open directly in one of the sub-components below:

XX-CSC-BR-MM

This Component will treat issues regarding material movements in general, nota fiscal creation via material movement process, accounting document creation, Calculation Procedure TAXBRA/TAXBRJ, etc.
All the Process below will be covered: Subcontracting, Consignment, STO, Stock Transfer via MM only, Ordinary Purchase Order process, Future Delivery, Third Party, RTP, etc.

XX-CSC-BR-SD

Errors regarding sales orders, agreements, billing process, Delivery process, etc. Calculation procedure RVABRA, etc. You can raise a message under this component.

XX-CSC-BR-FI

Problems with SPED ECD, payments in generation, integration, withholding taxes in payment time, etc...

XX-CSC-BR-NFE

This component will cover all issues related to Electronic Nota Fiscal, from R/3 perspective. Problems with fields mapping, Nota fiscal Monitor, Notas Fiscais rejected reason, etc... should be raised under this component.

XX-CSC-BR-NFEIN

This component will cover all issues related about GRC NFE Incoming Automation. Problems in the fiscal/logistic monitor, regarding the process, customizations, posting automation (MIGO/MIRO), etc... this sould be the component.

SLL-NFE

If you have the product SAP GRC NFE, this is the component you have raise the message. Issues regarding performance, Notas Fiscais that got stuck in GRC, sending to SEFAZ, Receiving the reply from SEFAZ, Batches generation, signature, ETC.

    • BC-XI: This component is under GRC perspective, of course. As the GRC solution uses PI to comunicate with SEFAZ, you can raise the message directly under this component, if you are sure that, the error is on the PI side.
      If you are not sure, please, open in SLL-NFE first. The consultant will quicky identify if the issue is or not in the PI side.
       
    • XX-SER-SAPSMP-SWC: Are you trying to make the download of the SAP GRC product from SDN page and is not been able to find? Even after you acquired the license? This is the right component for these cases.

XX-CSC-BR-REP

This component will cover all legal reports in all process, like Model 1, Model 2, Model 7, etc... Also, includes the topics SPED EFD and SPED ECD. In general, any issue you have regarding reports, this is the right component.

Final considerations

Despite the correct component, also raise a message with connection open for the system the issue is happen and user correctly maintained in the Secure area. If possible, a reproduceble step-by-step document. This will help a lot the consultant in the analysis, speeding the resolution process up.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A estrutura do CEP

A estrutura do CEP

 

A finalidade do CEP é racionalizar os métodos de separação da correspondência por meio da simplificação das fases dos processos de triagem, encaminhamento e distribuição, permitindo o tratamento mecanizado com a utilização de equipamentos eletrônicos de triagem.



4. ESTRUTURA

O CEP está estruturado segundo o sistema decimal, sendo composto de Região, Sub-região, Setor, Subsetor, Divisor de Subsetor e Identificadores de Distribuição, conforme demonstrado a seguir:




O Brasil foi dividido em dez regiões postais para fins de codificação postal, utilizando como parâmetro o desenvolvimento sócio-econômico e fatores de crescimento demográfico de cada Unidade da Federação ou conjunto delas. A distribuição do CEP foi feita no sentido anti-horário a partir do estado de São Paulo, pelo primeiro algarismo.




Com base no exemplo acima e nas ilustrações a seguir, apresentamos o significado de cada dígito do Código de Endereçamento Postal e sua localização geográfica no cenário da codificação nacional.

O primeiro algarismo representa a Região Postal 1 (Interior do Estado de São Paulo).




Cada Região Postal foi dividida em 10 sub-regiões que são indicadas pelo segundo algarismo do CEP. No nosso exemplo, os dois primeiros algarismos estão representando a Sub-Região 13, cuja sede neste caso é a cidade de Campinas.




Cada Sub-Região foi dividida em 10 Setores que são representados pelo terceiro algarismo.

No nosso exemplo, os três primeiros algarismos estão representando o Setor 131, cuja sede também é a cidade de Campinas.




Cada Setor foi dividido em 10 sub-setores que são representados pelo quarto algarismo.

No nosso exemplo, os quatro primeiros algarismos estão representando o Sub-Setor 1316, cuja sede é a cidade de Artur Nogueira.

Cada Sub-Setor foi dividido em 10 divisores que são representados pelo quinto algarismo.

No nosso exemplo, os cinco primeiros algarismos estão representando o Divisor 13165, cuja sede é a cidade de Engenheiro Coelho.




Os três algarismos após o hífen são denominados de SUFIXO e destinam-se à identificação individual de Localidades, Logradouros, Códigos Especiais e Unidades do Correio, conforme o seguinte:

Localidades não codificadas por logradouros (possuem um único CEP):

- Faixa de Sufixos utilizada: 000 a 999

- Caixas Postais Comunitárias: 990 a 998

Localidades codificadas por logradouros:

- Logradouros: Faixa de Sufixos utilizada: 000 a 899

- Códigos Especiais: Faixa de Sufixos utilizada: 900 a 959

- CEPs Promocionais: Faixa de Sufixos utilizada: 960 a 969

- Unidades dos Correios: Faixa de Sufixos utilizada: 970 a 989 e 999.

- Caixas Postais Comunitárias: Faixa de Sufixos utilizada: 990 a 998

 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

FCI - SAP ???

HOW TO FCI BRAZIL ????

 

WELCOME TO FCI BRAZIL

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1793534 - AJUSTE SINIEF 20/12 – New Codes for Origin of Material

Motivo: Novas origens de material conforme Resolução 13/2012

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1793852 – Material Origin Code available in tax dynamic exceptions tab

Motivo: Criação de campo “Origem de Material” na J1BTAX para criação excessão de ICMS conforme origem. Exemplo: ICMS de 4%

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1810903 – AJUSTE SINIEF 20/12 -New domain value for Origin of Material

Motivo: Novas origens de material conforme resolução

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1816560 – Enables changing the Material Origin for PO items

Motivo: Abertura de campo “Origem de Material” na transação ME22N para alterar origem de material conforme conteúdo de importação nas compras

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1525850 – Enabling Tax Exceptions via material usage from MBEW

Motivo: Criação de campo “Origem de Material” e “Tipo de Avaliação” na J1BTAX para criação excessão de ICMS conforme origem. Exemplo: ICMS de 4%

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1849741 – Material origin: Enhancements to Sched. Agrm. and Contract

Motivo: Abertura de campo “Origem de Material” na transação ME332L para alterar origem de material conforme conteúdo de importação nas compras

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1852362 – Material origin: Enhancements to NF Writer

Motivo: Abertura de campo “Origem de Material” na transação J1B2N para alterar origem de material conforme conteúdo de importação nas compras

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1869386 – AJUSTE SINIEF 02/13 – Update descriptions: domain J_1BMATORG

Motivo: Correção da descrição das origens de material no campo “Origem de Material”

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1871470 – Material Origin: disable edition when using split val. in PO

Motivo: Bloqueio de campo “Origem de Material” na transação de pedido de compras.

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1872472 – Material Origin: update J_1B_SD_MAT_IPI_STATUS_GET for CRM

Motivo: Nota especifíca para SAP CRM.

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1875160 – Material Origin: Return of stock transfer

Motivo: Nota para lançamento correto do campo “Origem do Material” na transferência entre plantas.

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1880095 – Material Origin: STO – Enhancement fo NF-e

Motivo: Correção de “bug” durante o lançamento de notas fiscais de transferência.

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1894253 – AJUSTE SINIEF 15/2013 – Updates to Material Origin Code

Motivo: Novas origens de material conforme resolução

Lei: Ajuste SINIEF 15/2013

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1798841 – Material Origin Code available in tax dynamic exceptions tab

Motivo: Nota especifíca para SAP IS-OIL.

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1845194 – Material Origin: STO 861/862

Motivo: Correção de “bug” durante o lançamento de notas fiscais de transferência.

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3 / ECC

Notas SAP: Note 1874485 – Material Origin: STO – Enhancement fo NF-e

Motivo: Correção de “bug” durante o lançamento de notas fiscais de transferência.

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP R3

Notas SAP: Note 1897505 – NF-e: Nota Técnica 2013/006

SAP ECC

 

Notas SAP: Note 1897035 – NF-e: Nota Técnica 2013/006

Motivo: Criação de campo “Número de FCI” na BADI de preenchimento do arquivo XML antes de enviar ao serviço de mensageria

Lei: Resolução 13/2012

 

SAP GRC NFe

Notas SAP: Note 1896822 – Legal Changes NT 2013.006 – Valid. rules ICMS tag <orig>

Motivo: Criação de campo “Número de FCI” no SAP GRC NFe para envio da nota fiscal a SEFAZ

Lei: Nota Técnica 2013/006

 

SAP GRC NFe

Notas SAP: Note 1897403 – NFe proxy objects for Publication of NT006/2013 – FCI

Motivo: Criação de campo “Número de FCI” no SAP GRC NFe para envio da nota fiscal a SEFAZ

Lei: Nota Técnica 2013/006

 

 

 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

TRANSAÇÕES SAP

AL11 – Diretórios / Pastas do Servidor do SAP.

ST05 – SQL Trace / Análise de Performance do Banco de Dados / Trace de Performance

SE30 – Análise do Tempo de Execução de Programas/Funções/Transações, para análises de Performance. Nas novas versões do SAP, utilizar a transação SAT

SE83 – Biblioteca de Reuso do SAP, contém diversos exemplos de programas e técnicas de programação

SPAD – Administração de Spool, configuração de impressoras, drivers e formatos de página

SM12 – Remover bloqueios de objetos por usuário, tabela, argumento. Desbloquear objeto.

SM04 – Lista de usuários logados no sistema, com listagem das sessões abertas

SM50 – Lista com os de Processos em execução, debuggar em background

SM51 – Lista de Servidores SAP

SE71 – Transação criar e dar manutenção em SapScript

SE78 – Administração de Gráficos, Gráficos de Formulários

SE73 – Adiminstração de Fontes ( útil para Código de Barras )

SE03 – Ferramentas para Transportes: Busca de objetos em requests, modificações, análise, inclusão de objetos, etc

SE18 / SE19 – Criação de BADIs

BAPI – Busca por BAPIs de acordo com a área de aplicação

SNOTE – Assistente de aplicação de Notas da SAP

SM37 – Seleção e visualização de Jobs no sistema

SM36 – Criação de Jobs

CG3Y – Download de arquivos do servidor (sem precisar explorar as pastas)

CG3Z – Upload de arquivos no servidor (sem precisar explorar as pastas)

SE14 – Atualização de definições de tabelas direto no banco de dados (use com MUITO CUIDADO heim…)

CRM_UI – Iniciar WebClient CRM, abrir CRM no browser

SM31 – Criar visão de tabelas (para criar telas com aquelas hierarquias de configurações da SPRO)

SE43 – Criação de Menus p/ transações ou tela inicia do usuário

SU01 / SU02 / SU03 – Administração de Usuários

TJ30 – Tabela de Status do CRM

SE21 – Administração de Pacotes / Criar novos pacotes

SE24 – Criar Classes, Interfaces, Classes de Exceção, Orientação à Objeto

SM35 – Transação de Batch Input

WE05 – Lista de IDOCs, Busca por IDOCs processados, status

WE20 – Protocolo de Transmissão, Tipos de Parceiro

WE60 – Documentação de IDOCs

VOFM – SD, Fórmulas, Condições, Requisitos, Código p/ Controle de Cópia

CMOD – Administração de Projetos ( EXITs )

SMOD – Ampliações e componentes dos projetos ( EXITs )

SP01 – Visualização de SPOOL

NACE – Controle de mensagens para Impressão

FIBF – BTEs, EXITs de FI

SICF – Ativação de Serviços do SAP

PFTC – Atualização de Tarefas ( Workflow )

SBWP – Inbox do SAP ( mensagens/emails internos, Workflow )

ABAPDOCU – Documentação ABAP e Exemplos de Código (por Samuel Xavier)

por Raquel Cunha:
ST01 – System Trace: Trace de autorizações, chamadas RFC, Kernel, DB, Table buffer

SCC4 – Visualizar detalhes do client, incluindo o sistema lógico atribuído e se cria request

SCC1 – Client Copy by Transport Request: Transportar requests de customizing entre clients do mesmo ambiente

BD64 – Criar/Manter modelo de distribuição para IDoc

STMS – Transport Management System: Gerenciamento de transporte, incluindo definição do domínio, de parâmetros TP e rotas de transporte.

SOST – Visualizar status de transmissões via SAPConnect

SCOT – Administração do SAPconnect

OB96 – Altera o form chamado no programa. (Sap Script) – por Bruno Nicolau

SM69 - Atualizar comandos externos SO

 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

TABELA T004F

TABELA - T004F

 

TRANSAÇÃO

OB14 – OBC4 – Modificar visão Valor status de campo

OT32 – Modificar visão “Grupo de Barras de status de campo”: síntese

OB41 – Atualizar config. De contabilibidade: Chave de lançamento - Lista

 

OBC4 é realmente para a manutenção de variantes de status de campo, enquanto OB41 é para configurar a determinação de ecrã para uma chave de lançamento.

1 - OBC4 que controla o status dos campos para uma determinada conta GL e,

2 - OB41 controla a configuração da chave de lançamento para: Débito ou crédito, Tipo de conta (cliente, fornecedor, conta G / L, Ativos, ou material Outros atributos (Vendas relacionada, Special G / L, chave de lançamento Reversão, Payment Transaction)

 

A única coisa é que você pode acessar OBC4 de OB41 mas sua personalização devem sempre corresponder

 

OB41-Se você fizer qualquer alteração na OB41 será efeito no nível do cliente (aplicável a todas as empresas)

OBC4-Se você fizer qualquer alteração no OBC4 será efeito aos códigos da empresa para que esta variante de status de campo é atribuído.

 

Em palavras simples, se você quer ter status de campos para todos os códigos da empresa ou no nível do cliente, em seguida, fazer a OB41.

 

Se você precisar de mudanças de status de campo em determinado nível de empresa e depois ir para OBC4.

 

Não devem existir qualquer inconsistência entre OB41 e OBC4 como no campo está no modo de oculto e na OBC4 mesmo campo é obrigatório.

 

 

O QUE ISSO??? HUM... NA T004F à PONTO PONTO TRAÇO PONTO MAIS PONTO PONTO TRAÇO TRAÇO, AFF!

 

PONTO = Facultativo

MAIS = Obrigatório

TRAÇO = Ocultar

 

 

 

Sem mais,

terça-feira, 8 de outubro de 2013

PIS COFINS CONSUMO?? Eita será que é so com o SAP?

EXISTE o tratamento fiscal diferente entre vender um produto e comprá-lo.  E ainda dizem que o SAP complica?

 

Quando se trata de PIS / COFINS e IPI está envolvido, o que vai determinar o PIS / COFINS de base é o uso de bens. 

 

Do ponto de vista vendedor, como o IPI é devido a ser pago, então não é parte do custo e por isso não faz parte do "valor dos Produtos". Com isso, o IPI realmente não está incluído no PIS / COFINS base para a venda. 

 

Por outro lado, o comprador, a perspectiva é diferente. No caso de consumo, IPI não pode ser creditada, enquanto os produtos adquiridos será utilizada para consumo próprio e não num processo produtivo empresa. Devido a isso, na etapa de entrada do processo, o IPI é considerado um "custo", e os custos são parte das "Valor dos Produtos". Sendo que assim, IPI deve ser parte de PIS / COFINS de base também. 

 

Então, como você pode ver, a SAP faz o cálculo certo para compras de consumo, e também para as vendas de consumo. A diferença é que para as vendas, IPI não está incluído, mas para as compras, sim.

 

Embasamento legal da Regra de TERMOS o IPI Como Parte da Base de Cálculo do PIS / COFINS

 

Para adicionar a base jurídica da regra por ter o IPI, como parte da base de cálculo do PIS e da COFINS, recebeu do Departamento Fiscal. Texto da Instrução Normativa 404, escrito em 2004: IN 404/2004 Dos Créditos a Descontar Art. 8 º Do valor apurado na forma do art. 7 º, a Pessoa Jurídica PODE descontar Créditos, determinados Mediante a Aplicação da MESMA alíquota, sobre OS Valores: § 3 º Pará efeitos do disposto no inciso I, DEVE Ser observado Opaco: I - o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente na Aquisição, Nao integra o valor do Custo dos Bens; Isso significa que, se o IPI é não dedutível, deve fazer parte do custo do material ("Valor dos Produtos"). 

 

Passar bem!