sexta-feira, 26 de julho de 2013

Obstáculos do compartilhamento do conhecimento

Além de estar totalmente fora de moda, e que as empresas de sucesso, já fazem o compartilhamento do conhecimento ainda consegue encontrar velhos obstáculos a serem superados......

 Vamos a Alguns obstáculos.....

1 – Desconfiança - A desconfiança nas relações de troca de conhecimento está calcada em três fatores, de acordo com Davenport e Prusak (1998): linguagem comum, distância física e status do possuidor do conhecimento.

2 - Distância Física - O compartilhamento somente se torna possível quando existe uma interação física entre as partes. Isso ocorre porque na grande maioria das vezes o conhecimento é sutil e complexo demais para ser explicitado em palavras, e por isso necessitam ser mostrados pessoalmente, e requerem diálogo e solução interativa de problemas. 

3 - Estrutura Organizacional (ou a falta dela) - Em muitas organizações a concorrência interna agressiva é estimulada entre grupos ou unidades, onde geralmente concorrem por recursos que poderiam ser redirecionados se compartilhassem conhecimento, ao invés de escondê-lo.

4 – Status -
É uma barreira na medida em que o conhecimento transmitido não é julgado pela sua qualidade em si, mas de acordo com o status de quem o transmitiu. 

5 - Desconhecimento de Fonte e Receptor - Existem pessoas dispostas a compartilhar seus conhecimentos, mas têm a sensação de que ninguém os necessita. Isso ocorre quando as pessoas não estão seguras quanto ao valor do conhecimento que possuem, e têm medo de se sentirem inferiorizadas por compartilhar algo que pode ser de  menor qualidade, ou de menor importância, ou mesmo já de conhecimento comum.

6 - Motivação dos Colaboradores - Leonard-Barton e Sensiper (1998), em organizações onde as expertises são altamente recompensadas, mas seu compartilhamento não, as pessoas não irão querer entregar o poder que possuem por serem
 uma importante fonte e conhecimento.

7 - Conhecimento como Poder - Organizações que possuem uma cultura voltada ao individualismo estimulam o pensamento de que “se compartilhar meu conhecimento, ficarei sem ele”. Nessas organizações, as pessoas raramente irão compartilhar seus conhecimentos, sabendo que isso poderá enfraquecer sua posição na empresa. Da mesma maneira, esse tipo de cultura desencoraja também as pessoas a solicitarem conhecimento, pois essa atitude é encarada como admissão de fraqueza e incompetência.

8 - Outros...... (problemas da alma....ex: pirraça.......kkkkkk)

Fonte: Biblioteca Terra Forum www.terraforum.com.br – Dicas SAP
Artigo: Sete Obstáculos ao Compartilhamento do Conhecimento

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário