terça-feira, 16 de julho de 2024

Processo básico de aquisição, também conhecido como ciclo de aquisição para pagamento (P2P).

Processo básico de aquisição, também conhecido como ciclo de aquisição para pagamento (P2P).



O processo SAP Procure to Pay é necessário quando precisamos comprar materiais/serviços de um fornecedor externo para nossa empresa. Este processo inclui todas as tarefas comerciais, começando com uma requisição de compra (PR) e terminando com o pagamento ao fornecedor.

O processo Procure to Payment é geralmente segmentado em 6 subprocessos:   Manutenção de Dados Mestres, Processamento de Requisição, Sourcing, Processamento de Ordem de Compra, Recebimento de Mercadorias e Gestão de Contas a Pagar.

No SAP, as seguintes etapas estão incluídas no Ciclo P2P. 1. Determinação de requisitos: O processo normalmente começa com a identificação de requisitos de material. O departamento do usuário responsável pode passar manualmente um requisito de materiais para o departamento de Compras por meio de uma requisição de compra. A Requisição de Compra Pode ser criada de duas maneiras Diretamente - Manualmente : As pessoas criam determinam o que, qual Quantidade e quando necessário. Indiretamente - Automaticamente:   MRP, Ordem de Produção, Ordem de Manutenção, Ordens de Vendas


  




            

 

2. Determinação da fonte de fornecimento: O sistema SAP ajuda o comprador a determinar possíveis fontes de fornecimento. Você pode usar a determinação da fonte de fornecimento para criar solicitações de cotação (RFQs) e, em seguida, inserir as cotações. Você também pode acessar ordens de compra e condições existentes no sistema.

3. Seleção de fornecedores: O sistema simplifica a seleção de fornecedores fazendo comparações de preços entre as várias cotações. Ele envia cartas de rejeição automaticamente.

4. Processamento de ordens de compra:
 O sistema facilita a entrada de dados fornecendo auxílios de entrada quando você está inserindo ordens de compra. Uma ordem de compra é uma solicitação formal a um fornecedor para fornecer a você bens ou serviços nas condições declaradas na ordem de compra. Você especifica na ordem de compra se o material é entregue para estoque ou para consumo direto (por exemplo, centro de custo, ativo ou projeto). O recebimento de mercadorias e a verificação da fatura geralmente são realizados com base na ordem de compra.

5. Monitoramento da ordem de compra: O comprador pode monitorar o status do processamento da ordem de compra on-line a qualquer momento e pode determinar se mercadorias ou uma fatura foram recebidas para o item relevante da ordem de compra. O sistema também suporta procedimentos de lembrete.

6. Recebimento de mercadorias: O sistema compara a quantidade de recebimento de mercadorias com a quantidade do pedido de compra.

Quando você insere entregas recebidas (observando a ordem de entrega fornecida pelo fornecedor), você estará se referindo ao Pedido de Compra, portanto, o trabalho de entrada é minimizado. O SAP também é capaz de verificar quanta quantidade ainda está aberta para recebimento, e também é possível definir níveis de tolerância.

Por exemplo,

Se a quantidade do seu Pedido de Compra for 100, você pode definir uma tolerância de entrega em excesso e/ou entrega em falta. Portanto, o sistema verificará a % de tolerância que você definiu e, se você inserir uma quantidade que exceda isso, o SAP exibirá uma mensagem de erro.

7. Verificação de fatura: As faturas do fornecedor são verificadas quanto à precisão dos preços e conteúdos.

 

Esse processo de verificação de fatura e pagamento ao fornecedor é conhecido como verificação de fatura. 

Ao executar a Verificação de Fatura no SAP, você estará se referindo ao documento de Pedido de Compra ou Recebimento de Mercadorias. O SAP executará as verificações necessárias para garantir que você não pague a mais ou a menos ao Fornecedor. Uma vez concluído, o Ciclo MM estará encerrado. A próxima etapa "Processamento de Pagamento" está no Módulo FI.

8. Processamento de pagamento: A Contabilidade Financeira normalmente lida com pagamentos de fornecedores.

 

AVISO LEGAL

"As informações existentes nesta mensagem e nos arquivos anexados têm caráter confidencial e são para uso restrito. A utilização, divulgação, cópia ou distribuição desta mensagem, ou parte dela, por qualquer pessoa diferente do destinatário é proibida, sujeitando o infrator às sanções legais. Se esta mensagem foi recebida por engano, favor excluí-la e informar ao remetente pelo endereço eletrônico acima. Agradecemos sua cooperação."

DISCLAIMER

"This email and its attachments may contain privileged and/or confidential information. Use, disclosure, copying or distribution of this message, or part thereof, by anyone other than the intended recipient is strictly prohibited, and will submit the infractor to the legal sanctions. If you have received this email in error, please notify the sender by reply email and destroy all copies of this message. Thank you for your cooperation."

SAP MM - Erro de abertura e fechamento de período FI e solução - Mensagem nº M7053 e F5286

Código T: MMPV - Fechar Período (Para Mensagem de Erro M7053)
No MMPV você pode executar o fechamento do período até o final do ano fiscal atual. O programa de fechamento do período atualiza o registro de administração, garantindo assim que os dados de estoque do mestre de materiais sejam atualizados.
Se, por exemplo, você quiser fechar seus períodos até 10/2014, não poderá lançar valores em 08/2014. Portanto, se você ainda quiser fazer lançamentos no período, deverá executar o fechamento do período somente para um máximo de t+1 períodos.


Então 
execute

 



MMRV - Permitir lançamento no período anterior . ( Você pode verificar o período aberto atual, mas não fazer nenhuma alteração )
Esta transação permite que você visualize o período atual e altere a configuração para lançamento no período anterior.

 


OB52 - Alterar a visualização "Períodos de lançamento: especificar intervalos de tempo" (para Massage F5286)
(é necessário alterar o período ao exibir este erro)


Resolva por OB52 (Período de atualização necessária, pode gerar solicitação de transporte)


Então SALVE. O erro será resolvido.

 

AVISO LEGAL

"As informações existentes nesta mensagem e nos arquivos anexados têm caráter confidencial e são para uso restrito. A utilização, divulgação, cópia ou distribuição desta mensagem, ou parte dela, por qualquer pessoa diferente do destinatário é proibida, sujeitando o infrator às sanções legais. Se esta mensagem foi recebida por engano, favor excluí-la e informar ao remetente pelo endereço eletrônico acima. Agradecemos sua cooperação."

DISCLAIMER

"This email and its attachments may contain privileged and/or confidential information. Use, disclosure, copying or distribution of this message, or part thereof, by anyone other than the intended recipient is strictly prohibited, and will submit the infractor to the legal sanctions. If you have received this email in error, please notify the sender by reply email and destroy all copies of this message. Thank you for your cooperation."

terça-feira, 16 de maio de 2023

SHD0 DO ZERO...

 FONTE: 

https://help.sap.com/saphelp_46c/helpdata/en/bf/ec07845db911d295ae0000e82de14a/frameset.htm



campos de MM significado das visoes

 Tabela de visões do cadastro de material - Status de atualização de material.

Status de atualização

O status de atualização documenta:

  • quais setores técnicos um registro mestre de material de um determinado tipo de material pode atualizar
  • quais setores técnicos atualizaram o registro mestre de material a um determinado nível hierárquico

O status global de atualização é composto de status de atualização individuais, e cada um destes possue o seguinte significado:

Setor técnicoStatus de atualização
Programação da produçãoA
ContabilidadeB
ClassificaçãoC
MRPD
ComprasE
Meio auxiliar de produçãoF
Cálculo de custosG
Dados básicosK
ArmazenagemL
PrevisãoP
Administração de qualidadeQ
Administração de depósitoS
Vendas e distribuiçãoV
Estoques de centroX
Estoques de depósitoZ

 Criar materiais.... 

O problema: MARA - MFRNR

Entrei na transação OMSR e localizei o grupo de seleção na qual ele pertence (124).

Dentro da transação OMS9 dei entrada nesse grupo e todas as referências de campo estavam como entrada Facultativa, o que para mim então já deveria estar sendo exibido.

Bom, coloquei a referência de campo 0001 ( centro ) como obrigatório, display e nada de funcionar.

Também coloquei a transação MM01, Os tipos de materiais ( DIEN, HALB ... ) e sem sucesso!


Resposta, que leva a um possível caminho.

O campo aparecerá na exibição Dados Básicos 1 do mestre de materiais (MM03).

Ficará na subtela 'Intercambiabilidade de Materiais' numa segunda subtela chamada 'Nº da peça do fabricante manipulado em estoque'.

Lá aparecerão dois campos:

Ext Fabricante:

Nº peça de tecido.

Fabricante externo é o MFRNR.

Nº da peça do fabricante é o número da peça (número do material).

Os dois campos formarão uma chave Material:Fabricante que identificará o material em todos os processos.

Qto a configuração:

A) OMSL: defina o nr de saída como 18 (18 caracteres).

B) SPRO SPRO > IMG > LOGÍSTICA GERAL > INTERCAMBIABILIDADE DE MATERIAIS > INSTALAR EXIT DE CONVERSÃO PARA NUMEROS DE MATERIAL. Aqui vc tem que fazer uma conversão de saída fazendo com que, ao invés do sistema apresentar a numeração interna do material, o sistema apresentou o Número da Peça do Fabricante mais o Código do Fabricante.

Tipo define o sinal de dois pontos ':' e comprimento de saída '40' (por exemplo).

C) OMT3E: define uma sequência de telas

D) OMS9: define a seleção de campos

E) OMS2: atribui as referências de campos aos tipos de material

F) OMT3B: define a estrutura de telas.


Resposta final Dentro da transação OMT0, eu deveria ter Flegado o campo N° peça de fabricante .

Apartir daí os campos ( N° de um fabricante e Perfil de peças de Fabricante ) apareceram na minha visão de compras.


extraído da fonte original: https://answers.sap.com/questions/8944627/customizing---mestre-de-material.html


Usado neste blog apenas como efeito didático, todos os créditos de resposta são pertinentes ao Fábio Almeida e a solução final ao Diego Rodrigues. ver link acima.


Ver também informação importante postado pelo Suzuki em blog de desenvolvedores.

ver link http://sapszk.blogspot.com/2014/05/criacao-de-campos-na-tela-do-cadastro_16.html

Neste caso, ele incluiu um novo campo da mara MARA-BRAND_ID na tela.


Alterar na lógica do processamento p/ ler esse campo novo criado na tela. Salvar e ativar o grupo de função


Verificar sequência de tela que deseja colocar essa nova tela alterada.

  - Atribuir sequencia tela a usuáris/tip.mat/transação/setores industriais


Nesse caso vou pegar a primeira linha onde tem para todos os tipos de materiais. A sequência nesse caso é o 21. Voltar a tela anterior

 


Clicar no item

- Definir estrutura de telas de dados para cada sequencia de tela

IMG SPRO -> LOGISTICA GERAL -> MESTRE DE MATERIAIS -> CONFIGURAÇÃO DO MESTRE DE MATERIAIS.




Selecionar a sequencia 21 e clicar em telas de dados.

 





A tela escolhida será o de dados básicos. Clicar em subtelas




Na sequencia de subtelas, vai ter a tela q foi copiada mas standard.  No meu caso foi a 2001.





 Substituir o nome do programa pelo Z criado.

Bom demais ter MM para contar histórias,isso nos ajuda no dia-a-dia!!!

veja o Quick nos fala...

O procedimento é o seguinte (Quick-Guide através de um exemp

Cenário

O usuário pretende criar uma sequência de tela para os compradores Santos, Marques e Carvalho com as seguintes telas:

  • Dados básicos
    Esta tela de dados deve conter a subtela seguinte a partir da visão Dados básicos 1 do mestre de materiais standard na forma não modificada:
    • Texto breve de material
    • Dados gerais
    • Dimensões/EAN
  • Compras/armazenagem
    Esta tela de dados deve conter as seguintes subtelas:
    • Dados gerais (a partir da visão Dados do centro/armazenagem 1 do mestre de materiais standard)
    • Valores de compra (a partir de Compras do mestre de materiais standard)
    Nesta tela de dados o usuário pretende incluir também uma tela adicional que contém os seguintes campos da visão Compras do mestre de materiais standard:
    • Grupo de compradores
    • Grupo de mercadorias
    • Unidade de medida de pedido

Procedimento

    1. Executar a atividade IMG Criar programa para subtelas próprias do usuário. Para isso, proceder do seguinte modo:
      a) Criar um grupo de funções próprio, p.ex. com o nome YENTERPRISE (etapa 1 e 2 na documentação da atividade IMG acima indicada).
      b) Copiar a subtela SAPLMGD1 2301 (dados de compra - dados gerais) para SAPLYENTERPRISE 2301 e a subtela SAPLMGD1 2701 (dados de armazenagem - dados gerais) para SAPLYENTERPRISE 2701 (etapas 3 a 7).
      c) Eliminar todos os campos exceto Grupo de compradoresGrupo de mercadorias e Unidade de medida do pedido com o Screen Painter (transação SE51) a partir da subtela SAPLYENTERPRISE 2301 (etapa 8).
      Certifique-se de que não são efetuadas mais verificações para os campos eliminados. Procurar, para tal, os campos no texto fonte e compilar as linhas nas quais estes surgem em linhas de comentário.
      Modificar o texto base de ambas as subtelas com o Screen Painter da seguinte forma:
      Dados gerais -> Dados de compra - Dados gerais
      Dados gerais -> Dados de armazenagem - Dados gerais
    2. Chamar a atividade IMG Definir estrutura das telas de dados por sequência de tela e executar o seguinte:
      a) Criar uma nova sequência de telas, p.ex. com o número ZY, copiando a sequência de telas 21.
      b) Marcar a sequência de telas ZY e selecionar telas de dados através de um clique duplo.
      c) Eliminar todas as telas de dados à exceção das telas de dados Dados básicos 1 e Compras da sequência de telas ZY.
      d) Renomear as telas de dados da seguinte forma:
      Dados básicos 1 -> Dados básicos
      Compras   -> Compras/armazenagem.
      e) Atribuir à tela de dados Compras/armazenagem, para além do status de atualização anterior E (Compras), também o status L (armazenagem), pois a tela contém agora campos de compra e de armazenagem.
      f) Marcar a tela de dados Dados básicos, e selecionar as Subtelas com clique duplo. Determinar que atribuições de subtelas pretende eliminar contando de cima para baixo. Neste caso, a tela tem sete subtelas. Eliminar a terceira, quinta, sexta e sétima subtela.
      g) Marcar a tela de dados Compras/Armazenagem e selecionar Subtelas com duplo clique. Configurar a tela de dados de forma a que contenha as atribuições de subtelas seguintes (subscreen SAPLMGD1 1005 é necessário, pois contém ,para além dos níveis organizacionais Centro, os níveis organizacionais Depósito):
              ProgramaTela
              SAPLMGD11005 (texto breve de material)
              SAPLYENTERPRISE2301 (dados de compra - dados gerais)
              SAPLYENTERPRISE2701 (dados de armazenagem - dados gerais)
              SAPLMGD12302 (valores de compra)
              SAPLMGD10001 (subtela vazia)
              SAPLMGD10001 (subtela vazia)

    3. Verificar a sequência de ambas as telas principais na atividade IMG Atualizar sequências das telas principal e adicional.
    4. Atribuir a sequência de tela ZY aos compradores Santos, Marques e Carvalho sob Atribuir sequências de tela a usuários/tipos de material/transações/setores industriais (para mais informações sobre este exemplo consultar a documentação desta atividade IMG).

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Brincando com IA...

Solicitei ao ChatGPT que descrevesse o prazer que sinto de trabalhar de casa.

O ChatGPT, ou Generative Pre-trained Transformer, é uma plataforma de conversação de inteligência artificial (IA) desenvolvida pela OpenAI, uma startup fundada por Elon Musk, Sam Altman, Peter Thiel, Reid Hoffman, Jessica Livingston entre outros, tem como objetivo promover a inteligência digital de uma forma que beneficie a humanidade como um todo.

LINK PARA ACESSO 

https://chat.openai.com/


Vejam a RESPOSTA!!!


"No aconchego do lar, onde o tempo é meu,

Eu encontro o meu mundo, o meu espaço, meu eu.

Trabalho remoto, uma nova rotina a criar,

Onde as paredes do lar se tornam meu altar.

Com o computador como ponte e tela como janela,

explore horizontes sem sair da soleira.

No conforto da minha cadeira,

imerso em inspiração,

a criatividade ganha asas, voa sem limitação.

O silêncio se torna meu aliado,

A música que embala meu dia, meu recado.

Posso me concentrar em cada detalhe,

Sem sequência, mergulho no trabalho, sem falha.

Não há trânsito a me deter,

O tempo flui sem pressa, sem correr.

Sou senhor do meu próprio ritmo,

Meu tempo, meu espaço, sem nenhum estigma.

As horas voam como pássaros no céu,

E a produtividade alcança seu véu.

Enquanto faço pausas para o café,

O conforto do lar me envolve, eu me deleito, eu me dou fé.

Do meu escritório caseiro, sou protagonista,

Equilibrando tarefas com alma altruísta.

Fico perto dos meus, compartilho momentos,

Trabalho e vida entrelaçados, perfeitos complementos.

E quando o dia se encontra, o sol se põe no horizonte,

Eu sinto a gratidão inundar meu peito e minha fronte.

Trabalhar em casa é um privilégio, um abraço apertado,

Onde a tristeza se funda com o amor, lado a lado.

Assim, celebro a dádiva de trabalhar no lar,

Onde a inspiração não conhece limites para voar.

No conforto do meu canto, sigo com dedicação,

Fazendo do meu lar o palco da realização."

 

😊


sexta-feira, 21 de abril de 2023

Bapi WM

SAP WMS BAPI

A Business Application Programming  Interface (BAPI) é usada no SAP para obter  funcionalidades relacionadas aos negócios . É um módulo de função ativado remotamente fornecido pela SAP.

Um User-Exit  é um identificador que a SAP colocou em seu código, permitindo que um  cliente  adicione suas próprias rotinas.

SAP WMS BAPI para requisitos de transferência

As necessidades de transferência são utilizadas para transmitir informações sobre movimentos de mercadorias lançados na Administração de estoques  (MM-IM) para o  Sistema de administração de depósitos  (WMS). No entanto, você também pode usar os requisitos de transferência para os seguintes fins:

  • Para iniciar movimentos de mercadorias no WMS
  • Para iniciar o reabastecimento de material para depósitos de produção nas áreas de abastecimento de produção usando o componente Planejamento da produção (PP)
  • Chamar relatórios de necessidades de transferência para obter uma visão geral de todos os movimentos de mercadorias pendentes

Módulo de função para requisitos de transferência

Módulo de Função Descrição
L_TR_CREATE_CHECKVerificações de plausibilidade
L_TR_CREATE_UPDATEAtualizações de banco de dados de acordo com verificações de plausibilidade
L_TR_CREATEVerificações de plausibilidade e atualizações de banco de dados
L_TR_CANCELCancelar verificações de plausibilidade e atualizações de banco de dados

Saída de usuário para requisitos de transferência

User-ExitDescrição
MWMTOAU1Esta saída personalizada permite influenciar a seleção de requisitos de transferência para a criação automática de ordens de transferência.
MWMTOAU2Esta saída SAP WM permite influenciar a seleção de necessidades de transferência para a criação automática de várias ordens de transferência usando grupos.

 

SAP WMS BAPI para ordem de transferência

A transferência de estoque usando um pedido de transferência de estoque tem as seguintes vantagens sobre a transferência de estoque sem um pedido de transferência de estoque:

  • Uma entrada de mercadorias pode ser planejada no centro receptor.
  • Você pode entrar um fornecedor (fornecedor de frete) no pedido de transferência de estoque.
  • Os custos de entrega podem ser inseridos no pedido de transferência de estoque.
  • O pedido de transferência de estoque faz parte do MRP: As requisições de compra criadas no MRP podem ser convertidas em pedidos de transferência de estoque.
  • O sistema pode executar uma verificação de disponibilidade para a transferência de estoque.

Módulo de função para ordem de transferência

Módulo de Função Descrição
L_TO_CREATE_SINGLECriar uma ordem de transferência com um item
L_TO_CREATE_MULTIPLECrie uma ordem de transferência com dois ou mais itens
L_TO_CREATE_MOVE_SUCriar uma ordem de transferência para mover uma unidade de armazenamento
L_TO_CREATE_MOVE_LSRIniciar uma transferência de estoque de unidades de armazenamento de um sistema externo
L_TO_CREATE_TRCriar uma ordem de transferência para uma necessidade de transferência
L_TO_CREATE_DNCriar uma ordem de transferência para uma entrega
L_TO_CONFIRMConfirmar uma ordem de transferência
L_TO_CONFIRM_SUConfirmar uma ordem de transferência para uma unidade de depósito
L_TO_CANCELCancelar uma ordem de transferência
L_TO_CANCEL_SUCancelar uma ordem de transferência para uma unidade de depósito
L_REF_CREATECriar ordens de transferência usando processamento múltiplo
L_TO_CREATE_2_STEP_PICKINGCriar ordens de transferência para separação em duas etapas
L_TO_CREATE_POSTING_CHANGECriar ordens de transferência para lançamento de alterações

Saída de usuário para ordem de transferência

Saída do clienteDescrição
MWMTO001Atualizar os próprios dados após criar ordens de transferência
MWMTO002Atualizar os próprios dados após confirmar ordens de transferência
MWMTO003Estratégia de armazenamento definida pelo cliente. Esta tarefa permite que você crie e implemente sua própria estratégia de armazenamento.
MWMTO004Estratégia de separação definida pelo cliente
MWMTO005Subfornecimento relacionado a TO (escassez)
MWMTO006Excesso de entrega relacionado ao compartimento de armazenamento
MWMTO007Pesquisa de tipo de paletização e armazenamento para entrada em depósito
MWMTO008Pesquisa de tipo de armazenamento para picking
MWMTO009Impede a exclusão de itens TO